A Educação brasileira: o descaso com professores e a doutrinação

Há greve de professores da rede pública em 5 estados brasileiros. Os alunos estão perdidos, os governos não sabem o que fazer e, ainda por ...

Há greve de professores da rede pública em 5 estados brasileiros. Os alunos estão perdidos, os governos não sabem o que fazer e, ainda por cima, agem de maneira violenta. Os golpistas de sempre, como black blocs e líderes de sindicatos com interesses unicamente políticos, levantam bandeiras e praticam vandalismo, incriminando milhares de professores que não possuem os mesmos objetivos. Quem mais sai perdendo com isso? A população, é claro.


Não pretendo aqui defender policiais ou professores do Paraná. Por não presenciar os fatos, não tenho fundamento para isso. Porém, moro em Santa Catarina, estado que passa por greves há tempos e não possui uma resolução. Todo trabalhador tem direito a greve a fim de reivindicar um salário justo ou melhores condições de trabalho, é algo constitucional, acima de tudo. O problema é a maneira que os sindicatos fazem uso desse direito; muitos pressionam os professores para participarem, e o pior, utilizam o poder de liderança para finalidades políticas. Aqui, isso é muito evidente quando professores saem em passeatas para lutar por seus direitos e algumas minorias aparecem com suas bandeiras vermelhas de partidos comunistas, como se a causa fosse exclusivamente deles.

O professor brasileiro possui um salário medíocre e vergonhoso para a importância e dificuldade que é exercer esse trabalho. O ensino público carece de pessoas qualificadas e com vocação para o ensino, sem falar em professores que não imponham sua ideologia política descaradamente sobre seus alunos. Existe uma enorme diferença entre ensinar e doutrinar, coisa que os professores brasileiros parecem não entender. Ou seja, além de mal remunerados, o que por si só já implica num ensino de menor qualidade, a grande maioria ministra aulas de cunho altamente ideológico. Em universidades, é ainda mais nítido, inclusive as privadas. NENHUM professor pode influenciar uma escolha política de qualquer aluno que seja, e isso empobrece drasticamente as discussões políticas. Não só os professores, bem como os materiais disponibilizados pelo governo, como exemplificado abaixo.


A educação brasileira é um caos completo. Enquanto não possuirmos professores bem remunerados, mais neutros e com a verdadeira vocação de ensinar, seremos a Nação de analfabetos políticos, que nunca sai do estágio "em desenvolvimento". Sem a Educação, o pilar da sociedade, não seremos mais que massa de manobra na mão de corruptos autoritários.

You Might Also Like

0 comentários

Concorde, critique, refute, faça o que quiser. Sua opinião é bem vinda.